terça-feira, 25 de agosto de 2009

Introduzindo a Holanda (Países Baixos)

OS PAÍSES BAIXOS

Este pequeno pais, com uma superfície de apenas 41.000 km2, excita a curiosidade de muitos estrangeiros. Com os seus 15 milhões de habitantes, é um país com uma enorme concentração populacional que se destaca por ter dois nomes diferentes em português, ambos largamente usados:

Os Países Baixos - o nome oficial > A Holanda - o nome mais usado.

Assim como dois adjetivos:

Neerlandês - derivado de Nederland > Holandês - derivado de Holanda.

O nome Holanda refere-se as duas províncias ocidentais: Zuid-Holland e Noord-Holland, que, em grande parte situadas abaixo do nível do mar, estão protegidas por diques artificiais e dunas naturais. A província Zuid-Holland caracteriza-se ainda por um encadeamento de cidades ao longo da costa, a chamada "Randstad".

Neste país, que sempre e necessariamente teve que lutar contra a invasão das águas do Mar do Norte, a fim de conservar e aumentar sua superfície habitada, há duas obras que são mundialmente conhecidas:

O "Afsluitdijk"

Com a construção deste dique comprido, que liga as províncias Noord-Holland a Friesland, o antigo mar interior "Zuiderzee" transformou-se no lago "IJsselmeer" e em pôlderes novos com terras férteis para a agricultura e espaço para cidades novas.

As obras "Delta"

Quase toda a província Zeeland e parte da província Zuid-Holland consistem de ilhas que no passado sofreram terríveis inundações. As obras "Delta", recentemente concluídas e destinadas a proteger esta região, são consideradas um dos empreendimentos de engenharia hidráulica mais imponentes deste século. Além de aumentar praticamente todos os diques existentes, foram ainda construídas diversas barragens, assim como a famosa "Oosterscheldedam" (Barragem do Escalda Oriental). As comportas desta enorme barragem são abertas com tempo bom e pouco vento, conservando-se assim a flora e a fauna nos braços do mar.

Muitos rios, estradas e linhas férreas do continente europeu convergem para a Holanda. Assim, Rotterdam, atualmente o maior porto do mundo, e o ponto de partida, tanto para o grande fluxo de mercadorias para os países europeus, como para a exportação para os outros continentes. Estas atividades portuárias significam uma importante fonte de renda para o país.

A Holanda é um dos poucos países do mundo que ainda adotam o regime monárquico. A Rainha Beatrix, o Príncipe Claus e a sua família são muito apreciados pelos holandeses. Depois de quatro gerações de mulheres no trono, o Príncipe Willem Alexander, filho primogênito da Rainha Beatrix, é destinado a ser o futuro rei.

O país tem doze províncias e, embora Amsterdam seja a capital da Holanda, a sede do governo fica na cidade de Haia.

De Rooy-Gischler & Lens-Fasting em Curso Básico de Neerlandês. Pág. III

Nenhum comentário:

Postar um comentário